Dados pré-quarentena

Ponto de observação. À esquerda da barreira, a praia militar. À direita, área de uso público.

Durante o período que antecedeu o isolamento social, nossas observações eram realizadas entre o limite da praia militar e o acesso liberado aos munícipes. Deste ponto era possível observar as aves que estão agrupadas na praia militar, bem como aquelas que estão se deslocando em áreas próximas.

Utilizamos [1] binóculo 8×42 e [1] camera digital + lente 100-400m para que tanto as observações (contagem, identificação, comportamento) quanto os registros sejam o mais precisos possíveis.

As observações ocorreram dessa forma entre 18 de fevereiro e 18 de março deste ano, totalizando 10 dias de amostragem e 5,0 horas/humano de observação. Vale lembrar que a partir do dia 21 de março, devido à pandemia, a prefeitura da cidade proibiu o acesso à praia e adotamos o isolamento social.

Apresentamos abaixo um resumo das espécies avistadas, além do número de indivíduos observados por dia:

Quantidade de indivíduos avistados entre 18/02 e 18/03/20

Em termos quantitativos, gaivotas e trinta-réis são as mais numerosas neste período, permanecendo em bando estacionado na praia militar em boa parte das observações, como mostra a figura 1. Outras espécies foram frequentes, mas ocorrendo em menores densidades, como quero-quero, urubus, garças e carcarás. Em três amostragens os pombos-domésticos foram avistados em maiores quantidades.

Bando composto por Trinta-réis-real, Trinta-réis-de-bando e gaivotas

Um observação que não foi incluída nos dados ocorreu no dia 16 de março, as 20h, durante uma visita à praia. Foram avistados quatro trinta-réis-reais entre a linha da maré e as ondas, voando, buscando alimento. Estavam aproximadamente a 400 metros da praia militar. No mesmo local estavam três indivíduos de socó-dorminhoco (Nyctorax nyctorax), além de um morcego (não foi possível identificá-lo – Noctilio leporinus?), tentando pescar os prováveis peixes que ali estavam.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.