Como seu telefone pode ajudar na observação de aves

Atualmente temos acesso a um universo de possibilidades para auxiliar as atividades de pesquisa científica, principalmente no que refere a tecnologia digital ao alcance mão. Nossos telefones inteligentes (conhecidos por smartphones) possibilitam a utilização de aplicativos para registrar lista de espécies, prever como será o tempo, fotografar, gravar áudio e vídeo, tomar notas, acessar informações sobre os bichos e se localizar espacialmente. Por aqui, ainda somos adeptos do clássico caderno de campo, mas não deixamos de usar ferramentas que ajudam, e muito, a coleta de dados. Optamos – sempre que possível – pelos aplicativos gratuitos. A seguir vamos compartilhar o que mais frequentemente usamos em nosso projeto:

E-Bird: o aplicativo foi criado pela Universidade de Cornel (EUA) e possui um ótimo banco de dados para a região brasileira. Com ele, é possível registrar as espécies avistadas e ele transforma esses registros em listas diárias, que podem ser acessadas publicamente. Para saber mais, acesse https://ebird.org/about

Windy: um aplicativo de previsão do tempo com muitas camadas de informações meteorológicas (temperatura, nuvens, chuva, ondas, umidades, tempestades, etc.). Conheça: https://www.windy.com/

Notas: cada telefone possui uma ferramenta para tomar notas. Usamos a nativa do telefone, com o objetivo de registrar algo quando não é possível usar o caderno de campo.

Timestamp Camera: na maioria das vezes, fazemos imagens com a câmera fotográfica. Deixamos o celular para gravações de áudio e vídeo ou alguma fotografia apenas para registro. Neste caso, o aplicativo foi escolhido porque é possível agregar na imagem dados como localização, orientação, data e hora.

Fotografia feita utilizando o aplicativo Timestamp Camera

WikiAves: este não é um aplicativo. O que fizemos foi fixar o endereço da internet na tela dos aplicativos (em muitos aparelhos isso é possível). O motivo é simples: o website é um dos maiores ambientes virtuais sobre aves brasileiras e assim podemos consultar informações sobre biologia, identificação e localização durante o trabalho de campo. Mais informações: https://www.wikiaves.com.br

Notas de voz: outro aplicativo nativo do sistema operacional do telefone, este é utilizado para gravar o som das aves e possivelmente contribuir com a comunidade, através do xeno-canto ou wikiaves.

Wikiloc: a ferramenta permite que usuários gravem, compartilhem trilhas realizadas e informações sobre a mesma. É muito útil para estudar locais que ainda não são conhecidos.

Maps.me: outro aplicativo de localização relevante (alternativa ao Google Maps), possui código aberto, seguro, livre, gratuito e pode ser utilizado em modo offline, uma boa opção para locais onde o sinal de internet é ruim ou não existe. Info: https://maps.me


Visualizamos esse “pacote” apresentado acima como uma caixa de ferramentas, onde podemos usar cada uma das ferramentas quando houver necessidade. Elas são importantes tanto para o planejamento (pré-campo) como para as atividades de pesquisa (durante o campo) e muitas vezes depois ao voltarmos para casa. A escolha e utilização dependem dos objetivos do projeto e configurações do telefone. Nossa dica é verificar necessidades e testar possibilidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.