Aves ao vivo, na sua casa!

Captura de tela de algumas das transmissões ao vivo do projeto

É isso mesmo! A universidade estadunidense Cornell – uma das pioneiras no estudo das aves – possui um projeto chamado “Câmeras do Laboratório de Aves“, que conecta observadores todo o mundo à diversidade e proximidade das aves. Transmitidos através do Youtube, os vídeos ao vivo apresentam aves cuidando de filhotes no ninho ou visitando comedouros em várias partes do mundo.

Canal no Youtube – informações no final do texto

É uma oportunidade única para aprender comportamentos, reconhecer espécies e entender a dinâmica dos ambientes num momento onde todos precisamos ficar em nossas casas, mas com muita vontade de ir para o campo observar aves. Para quem é professor(a) de biologia ou ciências e gostaria de levar os estudantes para uma “saída de campo”, esta é uma dica valiosa.

Uma das espécies que estamos observando é a rabo-de-palha-de-bico-laranja (Phaethon lepturus), num dos mais de 200 ninhos da Ilha Nonsuch, Bermudas. Essa espécie nos interessou por dois motivos: é muito próxima da espécie que habita Abrolhos (BA) e também possui registros no Brasil (eBird, 2020)

Outra espécie que nos interessou foram os albatrozes. Mantidas pela Royal Albatross Cam e apoiadas pelo Departamento Neozelandês de Conservação na Península de Otago, as câmeras estão na Reserva Natural Taiaroa Head, considerada a única localidade no Hemisfério Sul com uma colônia de albatrozes-reais (Diomedea sanfordi) no continente (a localidade conta com mais de 10.000 aves marinhas residentes).

Tem sido uma experiência muito interessante acompanharmos essa e outras espécies de aves, principalmente por não muitas serem desconhecidas para nós, já que todos os vídeos são realizados em outros países. Felizmente, por aqui temos o projeto desenvolvido pelo Avistar, mas isso será assunto para a próxima postagem.


Informações:
Canal Cornell Lab “Bird Cam”: https://www.youtube.com/channel/UCZXZQxS3d6NpR-eH_gdDwYA
Dados sobre rabo-de-palha-de-bico-laranja: https://ebird.org/species/whttro
Dados sobre albratrozes-reais: https://www.allaboutbirds.org/cams/royal-albatross/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.