Por que estudar aves?

Essa é a pergunta que dá nome ao primeiro capítulo do livro Handbook of Bird Biology, do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, que começamos a estudar recentemente. Muitas pessoas que estudam aves possivelmente já a fizeram para si (nosso caso, rs) ou alguém realizou essa árdua tarefa por elas. O fato é que há uma grande variedade nas possíveis respostas, mas gostaríamos de compartilhar um trecho do capítulo que apresenta uma reflexão magnífica e interessante:

“Se as estudamos como estudantes, observadores ocasionais, frequentes ou cientistas profissionais, aves podem ser hipnotizantes em qualquer momento que paramos e simplesmente as observamos. Seja num comedouro, parque urbano, praia ou floresta, estes seres compartilham o planeta conosco e em grande parte desconsideram nosso fascínio por elas. Parar para observar suas adaptações – que as permitem voar, pegar um peixe num instante, mostrar sua plumagem fantástica ou canto – é um dos meios mais prazerosos para se conectar pessoalmente com os detalhes e maravilhosos mecanismos do mundo natural. Quanto mais nós as observamos, mais sentimos a necessidade de conhecê-las”.

Lovette & Fitzpatrick, 2019

Esse trecho do capítulo nos chamou atenção por trazer a observação como um dos pontos-chave para estudar – de diversas formas – as aves, bem como a ideia de se encantar com as histórias do mundo natural através delas. Para nós, felizmente, foi exatamente assim. Caminhamos por áreas diferentes da Biologia até realmente encontrá-las, percebê-las. Olhar com atenção, respeito e cada vez mais admiração foi o nosso ponto de partida e esperamos que seja assim até o fim da jornada.


Referência
LOVETTE, Irby J.; FITZPATRICK, John W. (ed.). Handbook of bird biology. 3. ed. Ithaca: The Cornell Lab Of Orntithology/ Wiley, 2019. 716 p.

The Cornell Lab of Ornithology: https://www.birds.cornell.edu/home/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.