Equipamentos

Apresentamos aqui os principais materiais e equipamentos que utilizamos para observação, monitoramento e registro das aves tanto no período pré-pandemia e durante a mesma:

Equipamentos utilizados no projeto

Legenda da foto:
1. Tripé para câmera;
2. Tripé para celular;
3. Binóculo 8×42;
4. Caderno de campo;
5. Objetiva 100-400 mm;
6. Câmera fotográfica;
7. Objetiva 16-35 mm;
8. Caixa de proteção para cartão de memória;
9. Microfone;
10. Capa de chuva para câmera;
11. GPS;
12. Celular;
13. Capas de chuva;
14. Farolete;
15. Lanterna de cabeça.

Não podemos esquecer em nossas mochilas os guias de campo de aves da região. Geralmente vamos acompanhado de um deles, o Aves do Brasil – Mata Atlântica do Sudeste (Ridgely et at. 2015), além de uma lista do Wikiaves para o município.

À esquerda: Sigrist (2009) e à direita, Ridgely et al. (2015).

Quer observar aves também?

Você não precisa ter todos esses equipamentos que mostramos. O ponto inicial é querer conhecer as aves que habitam determinada localidade (em momentos de isolamento social, pode ser o entorno de sua casa) e começar a observá-las. Existem muitos bons guias de aves na internet (acesso livre, conheça alguns clicando aqui) que poderão ajudar na identificação de espécies. O celular pode registrar fotos, sons e servir também de caderno de campo (embora nossa preferência neste caso é pelo caderno tradicional mesmo ;), onde podem ser armazenadas as informações sobre as espécies identificadas, indivíduos, comportamentos, descrição do ambiente e condições de tempo, por exemplo. Após esse começo, se perceber que essas observações são divertidas e te ajudam a conhecer melhor a natureza que te cerca, pense na possibilidade de adquirir um binóculo e um guia de identificação de aves impresso. Com ele é possível identificar aves mais distantes e aprender muito sobre o comportamento delas.

Ah, e não se esqueça de contribuir com a comunidade Wikiaves, um dos maiores projetos de ciência cidadã do mundo! Lá você aprende muito com outros observadores de todo o Brasil e contribui com as suas próprias observações.


Referências
MATTER, S.V. 15 livros gratuitos para identificar aves. Obtido em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/15-livros-gratuitos-para-identificar-aves/. Acesso: 04/05/2020.
RIDGELY, Robert et al. Aves do Brasil: mata atlântica do sudeste. São Paulo: Horizonte, 2015. 418 p.
SIGRIST, Tomas. Avifauna Brasileira. : Avis Brasilis, 2009. 1080 p.
WIKIAVES. Wikiaves. Obtido em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em: 04/05/2020