Projeto 30-réis no P.E. Xixová-Japuí

Figura 1 – Bando misto de trinta-réis-real e de-bando em área do Parque Estadual e Fortaleza de Itaipu, Praia Grande.

Trinta-réis-real e trinta-réis-de-bando são duas de três espécies da família Sternidae que se reproduzem no litoral de São Paulo e estão sob algum grau de ameaça (fig.1). O presente trabalho tem por objetivo analizar a abundância e variação mensal e sazonal de Thalasseus maximus e Thalasseus acuflavidus em quatro áreas do Parque Estadual Xixová-Japuí, área importante localizada entre os municípios de São Vicente e Praia Grande (SP) e uma das únicas na região para o descanso, alimentação e possíveis comportamentos reprodutivos de ambas espécies (fig.2).

Figura 1. Mapa de localização do Parque Estadual Xixová-Japuí e pontos de amostragem do estudo (Imagem: Google Earth, 2020)

A pesquisa baseia-se nos estudos de Barbieri & Pinna (2007) e Barbieri & Mendonça (2008) com as espécies no litoral sul paulista e terá duração de 12 meses, com as coletas de dados de julho de 2020 a junho de 2021, através de censos mensais com contagem direta em cada uma das localidades (Paranapuã, Itaipu, Parcel dos Moleques e Itaquitanduva).

Os dados resultantes do projeto poderão reescrever a história natural das espécies na região e fortalecer ainda mais o Parque Estadual Xixová-Japuí como área altamente relevante para a sobrevivência da avifauna marinha e costeira do litoral paulista.


Referências bibliográficas
BARBIERI, E.; PINNA, F. V. Variação sazonal do trinta-réis-de-bando (Thalasseus sandvicensis eurygnatha) durante 2005 no estuário de Cananeia-Iguape-Ilha Comprida. Ornithologia Neotropical n.18, p. 563-572, 2007.
BARBIERI, E.; MENDONÇA, J.T. Seasonal abundance and distribution of Larids at ilha Comprida (São Paulo State, Brazil). Journal of Coastal Research, n.24, v.1, p.70-78. 2008.